Apresento a minha quarta entrevista, “Pais ,Filhos e tecnologia. Como gerir (des) equilíbrio em tempo de crise“, da minha rubrica de entrevistas intitulada “Em Casa e com os Seus filhos – Conversas com Mário Fortes”. Se não teve oportunidade, pode ver a minha terceira entrevista “Criatividade na Adversidade” com Sara Bahia.
Para esta quarta entrevista estou há conversa com a psicóloga clínica Alicia Freitas (facebook, instagram), é membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses e exerce funções em organismo público e pratica clínica em organismos privados.
Neste tema, a convidada, reflete a forma como as famílias estão a viver este período de confinamento social no que diz respeito à utilização das novas tecnologias, pontos positivos e negativos da utilização das mesmas. O exemplo dado pelos pais na utilização das novas tecnologias, alertando para a necessidade de uma abordagem mais assertiva.
A Entrevista “Pais, Filhos e tecnologia. Como gerir (des)equilíbrio em tempo de crise”
Alguns destaques da entrevista com Alicia Freitas:
Quantas horas passamos por dia, nas redes sociais? Uma questão que eu coloco, cada um tem que olhar para si e perceber.
A ligação à tecnologia se for excessiva, também requer aqui algum tipo de atenção por parte dos pais. Sinais de alerta podem ser, por exemplo: Um espaço mental excessivamente ocupado por actividades ou vontades ou gostos exclusivos por actividades online.