A vida das crianças é cada vez mais sedentária passando o dia fechadas em quatro paredes não tendo qualquer contacto com o ar livre e com a Natureza. Muitos países na europa, apoiados em estudos demonstrativos sobre a importância da natureza no desenvolvimento das competências das crianças, têm promovido esse contacto com a construção não só de locais públicos, mas também de escolas na natureza. Pergunto porque é que em Portugal continua a haver tanta resistência em colocarmos as crianças em contacto com a natureza. Será que a natureza faz mesmo mal às crianças? Será que lhes pode causar traumas emocionais e motores irreversíveis? Será que morde ou assusta? Estas perguntas são perfeitamente legítimas quando vimos gerações de crianças confinadas em casa, presas às novas tecnologias, numa tentativa desesperada dos pais protegerem os seus filhos de todos os males da humanidade. Temos a obrigação de não tirarmos conclusões sem sabermos a realidade do potencial que a natureza tem na formação e estruturação das crianças como seres humanos mais preparados para as exigências desta sociedade tão competitiva. Como travo uma batalha diária com muitos pais e educadores que ainda não se aperceberam que as crianças dentro de quatro paredes um dia, um ano, uma infância inteira, ficam “monstros débeis” e com uma infância hipotecada, luto com todas as minhas forças para demonstrar que a natureza é o maior aleado das crianças porque ambas necessitam uma da outra. Num país com melhor temperatura da europa e com uma Natureza / Floresta doente, temos de permitir que seja ocupada por uma população que a ama e a bem trata, para que assim possa ser salva. O contacto das crianças com a Natureza vai torná-las mais preparadas, mais hábeis, destacando-se as competências ambientais, emocionais, intelectuais e motoras. Os nossos filhos são futuros administradores da terra, para criarmos adultos apaixonados por proteger e preservar o meio ambiente, eles devem primeiro desenvolver um amor profundo pelo nosso planeta. A única maneira de permitir que as crianças se sintam confortáveis na natureza é abrir a porta e deixá-las sair para explorar as maravilhas e a admiração do mundo natural.
As crianças ao ar livre rodeadas pela natureza, experimentam um ambiente em constante mudança e fluxo livre que estimula todos os seus sentidos.
O mundo natural é um laboratório de aprendizagem gigante e aberto. As crianças são cientistas inatos e adoram experimentar as imagens, cheiros, sons, sabores e texturas oferecidos pela mãe natureza, aquela que oferece inúmeras oportunidades de descoberta, criatividade, solução de problemas e educação interferindo de forma bastante significativa com o seu crescimento e com os seus valores. No dia que o adulto libertar as crianças vamos assistir a uma simbiose natural de salvação de gerações e do mundo natural.