Esta ideia partiu de uma preocupação de dotar pais e crianças de ferramentas para passarem este período de confinamento social o mais confortáveis possível, no que diz respeito a formas de aceitar esta pandemia nas suas vidas, saberem lidar e trabalhar as emoções,  fortalecer laços familiares, ativar a  criatividade e realizarem em família atividades que proporcionem momentos extraordinários para que esta pandemia não seja vista somente como uma adversidade mas também  como uma oportunidade de mudanças significativas e para melhor.

Começo por realçar a experiência dos convidados nos processos do desenvolvimento humano, sendo transversal às idades juvenil, infantil e adulta. Tivemos a preocupação em escolher um painel que responda a muitas das dúvidas que estão assurgir na casa dos portugueses neste longo período de confinamento social, para que com o conhecimento e experiência destes excelentes oradores possamos responder a muitas das dúvidas que surgem no dia a dia que podem melhorar substancialmente a vida de todos os que estão a fazer em suas casa um trabalho extraordinário para que possamos sair desta pandemia mais fortes do que quando entrámos.

Em casa e com os seus filhos em tempo de confinamento social

Temos temática multidisciplinares que vão desde a saúde, ao desenvolvimento emocional e desenvolvimento motor, educação, leitura, criatividade, importância do brincar e das artes no desenvolvimento humano e passando também por uma visão de como na adversidade podemos ter uma mentalidade em crescimento e ver tudo o que nos está a acontecer como uma oportunidade.

Passo a nomear os convidados e os seus temas como forma de alertar o público para a pertinência e importância destas conversas numa época tão sui generis da nossa existência.

Dia 11 de Maio conversa com Pedro Ribeiro, Médico Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Centro Hospitalar Tondela- Viseu E.P.E (público) e Casa de Saúde de São Mateus em Viseu (privado), com o Tema “ Como agir depois da quarentena”. Tema aborda a necessidade da quarentena e os cuidados que todos temos de ter nas nossas vidas, devido a um potencial de existência deste género de fenómenos no futuro. Aborda, também, novos hábitos de higiene e a resiliência que temos de ter para construirmos um futuro melhor.

Dia 13 de Maio conversa com Carlos Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, preletor e autor de artigos e livros sobre a motricidade infantil e o brincar, com o tema “O confronto com o risco e o sentido da existência”, no qual refletimos para a impressibilidade que está a acontecer no mundo e debatemos sobre o ensinamento profundo para uma nova realidade, o grande desafio no futuro que é a convivência do mundo digital, com a Natureza e fazer com o tempo livre uma nova forma redentora de nos conhecermos e de nos regularmos.

Dia 15 de Maio conversa com Sara Bahia, Psicóloga, Professora da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, autora de livros e artigos científicos na área da criatividade, com o tema “Criatividade na adversidade”. Neste tema viajamos pela história da criatividade, destacamos as características de um individuo criativo, a importância da criatividade quando nos encontramos em condições adversas, e revelamos exemplos criativos em tempo de confinamento social do COVID 19.

Dia 18 Maio conversa com Alicia Freitas, Psicóloga Clínica, exerce funções em organismo público e prática clínica em organismo privado, com o tema “Pais, filhos e a tecnologia. Como gerir (des)equilíbrio em tempo de crise”. Neste tema, a convidada, reflete a forma como as famílias estão a viver este período de confinamento social no que diz respeito à utilização das novas tecnologias, pontos positivos e negativos da utilização das mesmas. O exemplo dado pelos pais na utilização das novas tecnologias, alertando para a necessidade de uma abordagem mais assertiva.

Dia 20 Maio conversa com Rosa Affonso, Psicóloga, Professora na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, e Pós Doutoramento pela Universidade de São Paulo, investigadora e autora de livros e artigos científicos na área do desenvolvimentos infantil e do brincar, com o tema “O papel dos pais nas dificuldades escolares das crianças”, no qual abordamos os desafios que os pais têm durante o confinamento social e o pós confinamento na educação dos seus filhos, referindo qual deverá ser o foco da educação, onde se situam as dificuldades de aprendizagem das crianças e a responsabilidade aumentada dos pais. Abordagem da autonomia, organização emocional, estabelecimento de relações e criatividade como pontos fundamentais no crescimento das crianças.

Dia 22 de Maio conversa com Rui Mendes, Professor na Escola Superior de Educação de Coimbra, diretor do mestrado desenvolvimento da criança, palestrante, autor de livros e artigos científicos sobre a motricidade e o brincar, com o tema “Jogos de Crianças”. Neste diálogo abordamos as tarefas que as crianças são obrigadas a cumprir diariamente, estando obrigadas a estar em trabalho escolar aproximadamente oito horas por dia, tendo cada vez menos tempo livre, para brincar e para desenvolver competências físico motoras. Facultamos exemplos de brincadeiras que as crianças podem desenvolver com os pais em suas casas.

Dia 24 de Maio conversa com Luísa Paolinelli, Deputada da ALRAM e Professora da Universidade da Madeira, escritora e autora de livros infantis, com o tema “Sair de casa-viajar com as palavras”. O tema aborda a importância da leitura em período de confinamento social, onde as pessoas podem encontrar caminhos para criar, para libertar a mente e para melhorarem o seu estado de espírito e de ânimo. A leitura melhora a nossa autoestima e ajuda a melhorar as nossas competências e a harmonia familiar. Faculta alguns exemplos de livros que pais e filhos podem partilhar nesta época.

Dia 27 de Maio conversa com António Iglesias, Professor na Escola Básica e Secundária Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, em Porto Santo, autor de obras de pintura e escultura e promotor de atividades artísticas na Oficina Acrescentart, com o tema “Arte harmonia em confinamento social”. Neste tema refletimos a importância da expressão artística no desenvolvimento da perceção, proporcionando à criança um crescimento e um equilíbrio emocional na sua formação. Faculta ideias de pinturas, texturas e exploração de materiais reciclados que podemos realizar em casa, nas diversas atividades entre pais e filhos.

Dia 29 de Maio conversa com Mário Fortes, Investigador em Inteligência Emocional e Professor Convidado na Universidade da Madeira, autor de livros e artigos científicos sobre o desenvolvimento de competências sociais e emocionais em crianças e jovens na natureza, com o tema “A força do autoconhecimento para a motivação”. O tema debate sobre a importância que o autoconhecimento tem na nossa vida, nomeadamente em período de catástrofe social, onde podemos encontrar ferramentas internas que potenciam as nossas emoções e nos motivam a encontrar um outro eu.

Dia 1 de Junho conversa com Renato Carvalho, Professor e Empresário de múltiplas empresas, com o tema “Olhar o problema como uma oportunidade”, no qual iremos abordar diferentes formas de como podemos olhar para um problema e as oportunidades que podem existir em períodos adversos se estivermos dispostos a resignificar a nossa existência, os nossos objetivos e as nossas experiências.

Este modelo será para continuar e já temos outros temas que vamos explorar nos próximos tempos. É um modelo que dá liberdade a quem nos escuta porque os conteúdos estão disponíveis online, promove uma grande interação entre o entrevistado e o público, porque todas as dúvidas e questões podem ser colocadas e respondidas pelos preletores através do Facebook, proporciona a conjugação de um painel ilustre e  conceituado, que a partir das suas casas conseguem realizar um momento formativo riquíssimo com muito poucos custos e com a oportunidade de poderem chegar a todos os públicos interessados nestas temáticas.

Não substitui um seminário ou um congresso porque aqui a vertente social não está salvaguardada, mas acredito que é algo que vai ficar porque faz parte do agora e do futuro.


Mario Fortes

Mario Fortes

Neste momento tenho um projeto intitulado KidsTalentum onde brinco e trabalho competências sociais e emocionais com crianças, na natureza. Tenho programas de investigação com Recursos Humanos, sou investigador de Pós Doutoramento na ARDITI, e Professor Coordenador convidado na Universidade da Madeira.

EBOOK GRÁTIS

7 Passos Para Compreender O Seu Filho

"Compreender seu filho é uma das coisas mais importantes que você deve aprender." - Mário Fortes

 

Subscreva já à newsletter e receba grátis este pequeno ebook como oferta de boas vindas.

Obrigado, vai receber o ebook no seu e-mail!