Vivemos um período único das nossas vidas e da nossa sociedade, com diferenças acentuadas e ainda desconhecidas, com um modelo educativo em grande parte herdeiro das metodologias e estruturas do século passado e que tem vindo pelas forças das circunstâncias, incluindo-se nelas a crise pandémica, a ter de adaptar-se muito rapidamente a novos contextos sociais, tecnológicos e civilizacionais (como é o caso dos grandes fluxos migratórios para a Europa na última década).
A educação tem vindo a adotar novas tecnologias, muitas vezes sem qualquer preparação, visão estratégica e sem medir as consequências desta escolha e tomada de posição. Pretendemos, por isso, ouvir e questionar os especialistas em educação ou cujo trabalho tenha implicações nesta área, para refletir sobre como educar em formatos potenciadores de uma sociedade equilibrada com valores, competências sociais e emocionais, criatividade e novas linhas orientadoras para uma educação com horizontes focados no seculo XXI.
Para isso, pretendemos realizar um programa, a realizar de 6 a 17 de julho, constituído por entrevistas a diversos convidados reunidos em painéis, intitulado “Abrir a mente educa diferente – Educação Horizontes XXI”, no qual iremos abordar temáticas alinhadas com a importância do brincar, natureza, competências sociais e emocionais, empatia, a indiferença, criatividade, ciência, ensino à distância e a emergência na educação.
Este programa será transmitido no Facebook através da plataforma Zoom e contará com a edição de um livro, Educação Horizontes XXI, realizado a partir das entrevistas transcritas e revistas pelos autores.
Contamos com os seguintes painéis : “A Natureza do Brincar, emoções á solta”; “ Sonhar acordado , criatividade na escola”; “O ensino à distância”; “ Contra a indiferença”; “ Ciência na escola “; “ Emergência na educação”. Tendo como convidados confirmados: Carlos Neto, Mário Fortes, Rui Mendes, Sara Bahia, José Pedro Trindade, Celso Ameixa, Raquel Varela, Roberto de la Santa, Santana Castilho, Luisa Polineli, José Eduardo Franco, Adelino Calado, José Pacheco.