Vivemos um período único das nossas vidas e da nossa sociedade, com diferenças acentuadas e ainda desconhecidas, com um modelo educativo em grande parte herdeiro das metodologias e estruturas do século passado e que tem vindo pelas forças das circunstâncias, incluindo-se nelas a crise pandémica, a ter de adaptar-se muito rapidamente a novos contextos sociais, tecnológicos e civilizacionais (como é o caso dos grandes fluxos migratórios para a Europa na última década).

A educação tem vindo a adotar novas tecnologias, muitas vezes sem qualquer preparação, visão estratégica e sem medir as consequências desta escolha e tomada de posição. Pretendemos, por isso, ouvir e questionar os especialistas em educação ou cujo trabalho tenha implicações nesta área, para refletir sobre como educar em formatos potenciadores de uma sociedade equilibrada com valores, competências sociais e emocionais, criatividade e novas linhas orientadoras para uma educação com horizontes focados no seculo XXI.

Para isso, pretendemos realizar um programa, a realizar de 6 a 17 de julho, constituído por entrevistas a diversos convidados reunidos em painéis, intitulado “Abrir a mente educa diferente – Educação Horizontes XXI”, no qual iremos abordar temáticas alinhadas com a importância do brincar, natureza, competências sociais e emocionais, empatia, a indiferença, criatividade, ciência, ensino à distância e a emergência na educação.

Este programa será transmitido no Facebook através da plataforma Zoom e contará com a edição de um livro, Educação Horizontes XXI, realizado a partir das entrevistas transcritas e revistas pelos autores.

Contamos com os seguintes painéis : “A Natureza do Brincar, emoções á solta”; “ Sonhar acordado , criatividade na escola”; “O ensino à distância”; “ Contra a indiferença”; “ Ciência na escola “; “ Emergência na educação”. Tendo como convidados confirmados: Carlos Neto, Mário Fortes, Rui Mendes, Sara Bahia, José Pedro Trindade, Celso Ameixa, Raquel Varela, Roberto de la Santa, Santana Castilho, Luisa Polineli, José Eduardo Franco, Adelino Calado, José Pacheco.


Mario Fortes

Mario Fortes

Neste momento tenho um projeto intitulado KidsTalentum onde brinco e trabalho competências sociais e emocionais com crianças, na natureza. Tenho programas de investigação com Recursos Humanos, sou investigador de Pós Doutoramento na ARDITI, e Professor Coordenador convidado na Universidade da Madeira.

EBOOK GRÁTIS

7 Passos Para Compreender O Seu Filho

"Compreender seu filho é uma das coisas mais importantes que você deve aprender." - Mário Fortes

 

Subscreva já à newsletter e receba grátis este pequeno ebook como oferta de boas vindas.

Obrigado, vai receber o ebook no seu e-mail!